terça-feira, 23 de junho de 2009

Trilha com colheita da MACELA - 10 de abril /2009

foto: Elisabeth Estefanello
Na Sexta-feira Santa um grupo participou da tradicional Colheita da Macela em Silveira Martins, com uma caminhada de 12 Km, composta pela trilha do Mirante (repleta da florzinha amarela e perfumada),o belo caminho de Val Feltrina com a Cascata do Mezzomo e a antiga Trilha do Imigrante.
A MACELA é uma planta Medicinal Símbolo do Rio Grande do Sul
desde 2002 através da Lei Nº 11.858 de 5 de dezembro de 2002. Art. 1º - É instituída, como Planta Medicinal Símbolo do Estado do Rio Grande do Sul a Achyrocline Satureioides, da família asteracea, vulgarmente conhecida como macela ou marcela e por eloyatei-caá em Tupi-guarani. Uma planta cercada de misticismo no Sul do país onde a tradição manda colher as perfumadas flores antes do nascer do sol. Usada no preparo de chás , enchimento de travesseiros é uma espécie muito apreciada pela medicina popular.
• Achyrocline satureioides - planta medicinal do Brasil. Também conhecida como marcela, macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional. http://pt.wikipedia.org/wiki/Macela

Nenhum comentário: