segunda-feira, 26 de outubro de 2009

AVES EM FOCO
roteiro de observação de aves

Maria-faceira (Syrigma sibilatrix) foto: André Guaraldo
No dia 17 de outubro, ensolarado sábado de primavera, um grupo de 7 pessoas de Santa Maria/RS participaram da 1º saída experimental do AVES EM FOCO.
Um roteiro de observação de aves (birdwatching) inserido no espaço da Rota Turística e Gastronômica Santa Maria/Silveira Martins, que tem como objetivo desenvolver o turismo de observação de aves, uma atividade sustentável visando sensibilizar, contemplar e conhecer a variedade de espécies para a conservação da fauna regional.
A região escolhida abrange altitudes que variam de 60 m a 480m ao nível do mar, oferecendo ambientes ricos e diversificados nos quais foram observadas neste dia, cerca de 62 espécies de aves.
Nas áreas de campos e várzeas de arroz no distrito de Arroio Grande observou-se o quero-quero(Vanellus chilensis) ave símbolo do Rio Grande do Sul e Garibaldi (Agelaios ruficapillus). Também a presença do Gavião-preto (Buteogallus urubitinga), ave de grande porte e a observação de três espécimes não é tão comum. Assim também o avistamento do Urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus)outra espécie de rara ocorrência.

Quero-Quero (Vanellus chilensis) foto: André Guaraldo

No rebordo da serra com remanescentes de Mata Atlântica e próximo do Monumento do Imigrante foram vistos: Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) e Saíra-preciosa (Tangara preciosa)numa frondosa amoreira onde também presenciamos a construção de um ninho de Sovi (Ictinea plumbea).

Nos ambientes úmidos e pantanosos com açude e olho d,água grande ocorrência de aves aquáticas destacando a Jaçanã (Jacana jacana); a Maria-faceira (Syrigma sibilatrix);o Mergulhão (Podilymbus podiceps); o Irerê (Dendrocygna viduata); a Marreca-pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis) e o Socozinho (Butorides striatus).

Nas trilhas de mata úmida e nativa entre os vales profundos onde correm límpidos riachos e belas cascatas foram avistados o Surucuá-variado (Trogon surrucura); uma população de machos do Beija-flor-de-topete (Stephanoxis lalandi); o Jacu (Penelope obscura); o Beija-flor -de-fronte-violácea (Thalurania glaucopis). No pomar entre laranjeiras da propriedade rural, o Tecelão (Cacicus chrysopterus) e Tiê-preto (Tachyphonus coronatus).
Outras espécies foram identificadas pelas vocalizações: Gente-de-fora-vem (Cyclarhis gujanensis), brujarara-assobiador (Mackenziaena leachii), Risadinha (Camptostoma obsoletum), entre outras.

Fato curioso: um mamífero em extinção também foi observado neste dia: o gato mourisco ou jaguarundi( Herpailurus yaguaroundi ) .

O roteiro foi formatado e organizado por:
Agência Na Trilha Ecoturismo & Aventura
Acompanhamento e informação técnica do Professor Everton Behr do Campus de Silveira Martins da UFSM, através do Projeto de Extensão "Olha o Passarinho" e do biólogo Fabrício Ávila.

Um comentário:

Fabrício Avila disse...

"Maravilhoso! Parece que estou a poucos centímetros..."Disse Sr. Fernando,fazendo uso de binóculos, que participou da atividade, ao observar um canário-da-terra (Sicalis flaveola).
Esta é a sensação que sentimos quando estamos em meio a natureza dispostos a aprender com ela. Estarmos atentos e deixa-la que os seus segredos, seus atores, dramas e romances sejam revelados pouco a pouco; nos proporciona uma das melhores sensações do mundo.
Parabéns pela iniciativa. Sucesso!